fbpx

A importância dos briefings para as agências.

Um bom briefing é o início de um bom trabalho e de uma boa relação com o cliente.

Na prática é difícil abordar o cliente com muitas perguntas, principalmente quando o cliente não sabe muito bem porque é que precisa do nosso trabalho.

Também não devemos esquecer que certas questões do briefing podem ser respondidas por meios de observação e pesquisa – porque são questões mais importantes para nós do que para o cliente.

Como o nosso papel é resolver um problema, o briefing é o início da nossa solução – clarificar, explicar, tornar o trabalho mais concreto, ou estamos a arriscar-nos, mais tarde, a debater o resultado pelo tradicional “gosto ou não gosto”.

Ao fazermos um levantamento o mais completo possível de informação com critérios objetivos, vamos explicar mais facilmente ao cliente porque é que achamos que encontrámos a solução certa.

QUEM

(Quem é o teu cliente?)

– É uma empresa, associação ou pessoa individual?

– É uma empresa pequena, média ou grande?

– Qual o ramo de negócio em que se insere?

– Em que grau é que entendes a missão da empresa?

QUANDO

(Quando é que o trabalho vai ser feito?)

– Quando é que o cliente espera ter o trabalho pronto?

– Quando é possível ter o trabalho pronto?

– Há algum evento importante a impor a data?

– A entrega do trabalho pode ser faseada?

QUANTO

(Quanto vai custar o trabalho?)

– É necessário um investimento prévio para fazer o trabalho?

– O cliente tem orçamento para o trabalho que pretende ver feito?

– Precisas contratar ajuda?

– Tens como te deslocar para responder aos probblemas do trabalho?

PORQUÊ

(Porque é que o cliente te está a contratar?)

– Porque é que estás a ser contactado?

– Qual é o problema que estás a ser contratado para resolver?

– Qual é o resultado que se espera? (ex. mais vendas, mais seguidores, percepção mais positiva)

– Esse resultado depende de ti?

COMO

(Como vai ser gerido o trabalho?)

– Quem toma as decisões por parte do cliente?

– Contactas diretamente com essa pessoa?

– Tens conhecimentos suficientes para executar bem este trabalho?

– Quais são os elementos do trabalho?

– Que elementos do trabalho achas que respondem realmente às necessidades do cliente?

Silvia Cerqueira, Designer e Web developer

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Olá!
Como é que te podemos ajudar?