Um bom briefing é o início de um bom trabalho e de uma boa relação com o cliente.
Na prática é difícil abordar o cliente com muitas perguntas, principalmente quando o cliente não sabe muito bem porque é que precisa do nosso trabalho.
Também não devemos esquecer que certas questões do briefing podem ser respondidas por meios de observação e pesquisa – porque são questões mais importantes para nós do que para o cliente.
Como o nosso papel é resolver um problema, o briefing é o início da nossa solução – clarificar, explicar, tornar o trabalho mais concreto, ou estamos a arriscar-nos, mais tarde, a debater o resultado pelo tradicional “gosto ou não gosto”.
Ao fazermos um levantamento o mais completo possível de informação com critérios objetivos, vamos explicar mais facilmente ao cliente porque é que achamos que encontrámos a solução certa.
QUEM
(Quem é o teu cliente?)
– É uma empresa, associação ou pessoa individual?
– É uma empresa pequena, média ou grande?
– Qual o ramo de negócio em que se insere?
– Em que grau é que entendes a missão da empresa?
QUANDO
(Quando é que o trabalho vai ser feito?)
– Quando é que o cliente espera ter o trabalho pronto?
– Quando é possível ter o trabalho pronto?
– Há algum evento importante a impor a data?
– A entrega do trabalho pode ser faseada?
QUANTO
(Quanto vai custar o trabalho?)
– É necessário um investimento prévio para fazer o trabalho?
– O cliente tem orçamento para o trabalho que pretende ver feito?
– Precisas contratar ajuda?
– Tens como te deslocar para responder aos probblemas do trabalho?
PORQUÊ
(Porque é que o cliente te está a contratar?)
– Porque é que estás a ser contactado?
– Qual é o problema que estás a ser contratado para resolver?
– Qual é o resultado que se espera? (ex. mais vendas, mais seguidores, percepção mais positiva)
– Esse resultado depende de ti?
COMO
(Como vai ser gerido o trabalho?)
– Quem toma as decisões por parte do cliente?
– Contactas diretamente com essa pessoa?
– Tens conhecimentos suficientes para executar bem este trabalho?
– Quais são os elementos do trabalho?
– Que elementos do trabalho achas que respondem realmente às necessidades do cliente?
Silvia Cerqueira, Designer e Web developer