Diariamente, vários jovens e profissionais (empresas) têm pela frente a dura tarefa de desenvolver o seu portfolio. Por vezes, torna-se complicado atingir o melhor resultado, porque temos sempre dificuldade de fazer uma autoavaliação dos nossos melhores trabalhos.
Um portfolio tem como principal objetivo mostrar as diferentes competências, qualificações e experiências das nossas aptidões ao longo do nosso percurso profissional e pessoal.
O portfolio físico sempre foi o mais aplicado ao longo de muito tempo, como forma mais artística e sentido tátil de mostrar o seu trabalho e evolução. Nos dias de hoje, com a progresso da tecnologia e da internet, conseguimos atingir resultados mais económicos e de forma mais rápida. Contudo, existem vantagens e desvantagens nos dois formatos.
Fique a conhecer:
Portfolio Físico
Vantagens:
Sentido tátil aprimorado;
Há sempre controlo do seu destino final;
Melhor comunicação em apresentação presencial;
Autoavaliação.
Desvantagens:
Investimento monetário considerável;
Possibilidade de perda ou extravio;
Difícil de partilhar.
Portfolio Digital
Vantagens:
Acesso rápido;
Fácil de partilhar;
Disponível online 24h;
Gestão fácil de informação;
Investimento monetário reduzido;
Aprendizagem de novas ferramentas;
Autoavaliação.
Desvantagens:
Após cedido não controlamos o seu destino/uso final;
Não há sentido tátil.
Espero que estes tópicos o tenham ajudado a encontrar a melhor forma de construir o seu portfolio otimizado às suas necessidades.
Carlos Mello, Diretor Criativo & COO